Saiba quanto tempo deve esperar após ingerir bebida alcoólica para dirigir…

Todo mundo que dirige e gosta de tomar aquela cervejinha de vez em quando, mesmo sem exagerar, volta e meia é tomado pela dúvida: quanto tempo depois de beber posso dirigir?

É claro que a melhor solução é ir de carona com alguém que não bebe, de táxi, Uber, ônibus, bicicleta… O que quer que seja. Mas nem sempre essa opções são práticas e viáveis.

Imagine que você vai em um churrasco de aniversário de uma pessoa, no fim de semana, em uma cidade vizinha.

Você dirige até lá, vê todos os amigos tomando cerveja, não resiste e pega um copo também. Na hora de ir embora, pergunta-se quanto tempo depois de beber posso dirigir.

Essa pergunta deve ser feita mesmo quando você se sente completamente apto a dirigir – já que os vestígios de álcool no organismo, flagrados com o bafômetro, são diferentes dos efeitos da bebida.

É possível ter álcool na corrente sanguínea e não se sentir embriagado. Quando o consumo é demasiado, no entanto, não tem jeito: diminuição dos reflexos e da capacidade de raciocínio, sonolência e desatenção estão entre os sintomas comuns.

De qualquer maneira, aqui vamos falar mais sobre as provas de embriaguez que estão dentro do organismo. Então, leia o artigo até o fim e descubra quanto tempo depois de beber posso dirigir.

 

Com o rigor da lei nos moldes atuais e voltando ao tema central deste texto, o que os motoristas querem saber é quanto tempo depois de beber posso dirigir sem correr o risco de serem multados.

A questão é que, mais cedo ou mais tarde, todo o álcool consumido é eliminado do organismo.

O problema é identificar quando isso acontece. Você bebeu, esperou, e agora? Será que já é uma hora boa para dirigir sem ser multado?

Talvez a única maneira de ter uma resposta confiável a essa pergunta é adquirindo um bafômetro aprovado pelo Inmetro, de mesmo modelo utilizado pelos órgãos de trânsito.

Se você não estiver disposto a fazer essa compra, vamos tentar buscar uma maneira de estimar quanto tempo depois de beber posso dirigir.

Quanto Tempo o Álcool Permanece no Sangue Após o Consumo

Essa é uma questão chave para determinar quanto tempo depois de beber posso dirigir.

De acordo com o médico Ronaldo Laranjeira, PhD em Dependência Química, a medicina trabalha com o conceito de que o organismo humano se livra de uma dose de álcool por hora.

Laranjeira explicou isso em uma entrevista ao portal UOL. Uma dose de álcool, segundo ele, pode se tratar de uma taça de vinho, um copo de chope ou uma dose de destilado.

Com essa quantidade de bebida, o álcool levará uma hora para ser metabolizado pelo fígado.

Ou seja, se tomássemos isso como regra, o tempo de uma hora seria a resposta para a pergunta “quanto tempo depois de beber posso dirigir?” Mas não é tão simples.

O médico faz uma ressalva importante: “Se o indivíduo bebe com o estômago vazio, os efeitos do álcool pelo corpo podem aparecer mais rápido, assim como o corpo feminino demora mais para metabolizar o álcool“.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *