{"id":241,"date":"2018-04-25T16:21:40","date_gmt":"2018-04-25T19:21:40","guid":{"rendered":"http:\/\/baladacar.projetopraca.com\/?p=241"},"modified":"2018-04-25T16:21:40","modified_gmt":"2018-04-25T19:21:40","slug":"mitos-e-verdades-sobre-a-troca-de-oleo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/baladacar.com.br\/2018\/04\/25\/mitos-e-verdades-sobre-a-troca-de-oleo\/","title":{"rendered":"Mitos e verdades sobre a troca de \u00f3leo!"},"content":{"rendered":"

Apesar de simples, a troca de \u00f3leo pode esconder perigos e armadilhas. Veja as dicas para seu motor durar mais<\/p>\n

Simples \u00e0 primeira vista, a troca do \u00f3leo \u00e9 muito mais importante para a vida \u00fatil do motor do que muitos imaginam. Uma lubrifica\u00e7\u00e3o deficiente pode causar desde danos mais simples \u2013 como redu\u00e7\u00e3o de desempenho e aumento do consumo de combust\u00edvel \u2013 at\u00e9 o temido diagn\u00f3stico de \u201cmotor fundido\u201d, que pode representar at\u00e9 metade do valor do autom\u00f3vel na hora de conserto.<\/p>\n

Com o objetivo de derrubar mitos e esclarecer as principais d\u00favidas dos motoristas, ouvimos especialistas no assunto para descobrir as melhores dicas para fazer seu \u00f3leo (e motor) durar mais.<\/p>\n

Deve-se usar aditivo no \u00f3leo?<\/p>\n

A resposta para essa pergunta, como explica Eduardo Polati, diretor da PowerBurst, empresa de tecnologia de fluidos para competi\u00e7\u00e3o, \u00e9 \u201ccomplexa e pol\u00eamica e se trata de uma escolha do usu\u00e1rio\u201d. Isso porque, se for usado \u00f3leo do mais alto n\u00edvel API, o aditivo n\u00e3o se faz necess\u00e1rio.<\/p>\n

\u201cEm alguns casos, h\u00e1 o aumento da pot\u00eancia em fun\u00e7\u00e3o da redu\u00e7\u00e3o de atrito promovida por agentes modificadores de fric\u00e7\u00e3o contidos nesses aditivos, mas poucos apresentam essa compet\u00eancia\u201d, diz o especialista.<\/p>\n

Os fabricantes de \u00f3leo, por sua vez, n\u00e3o recomendam aditivos. Segundo eles, j\u00e1 h\u00e1 um pacote de aditivo balanceado no \u00f3leo, por isso, o uso de aditivos extras pode at\u00e9 comprometer a vida \u00fatil do motor.<\/p>\n

\u00c9 preciso trocar o \u00f3leo na metade do prazo quando se roda s\u00f3 na cidade?<\/p>\n

O tempo para a troca de \u00f3leo deve ser reduzido pela metade nos casos de \u201cuso severo\u201d, situa\u00e7\u00e3o que consta em quase todos os manuais de propriet\u00e1rio. Essa defini\u00e7\u00e3o aplica-se a motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos (com velocidade m\u00e9dia inferior a 10 km\/h), estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o ve\u00edculo roda no m\u00e1ximo 5 km por viagem.<\/p>\n

\u201cMinha esposa, professora, sai de casa, roda 3,5 km at\u00e9 chegar \u00e0 escola, fica parada a manh\u00e3 toda e depois, no fim da tarde, vai para casa, fazendo o percurso inverso. Nesses casos, o motor n\u00e3o atinge a temperatura ideal de trabalho e toda a condensa\u00e7\u00e3o de \u00e1gua e combust\u00edvel n\u00e3o queimado vai para o c\u00e1rter e contamina o \u00f3leo, fazendo com que ele tenha a viscosidade reduzida. Isso causa a oxida\u00e7\u00e3o e a degrada\u00e7\u00e3o do lubrificante\u201d, explica Silvio Riolfi Junior, especialista t\u00e9cnico da Chevron Lubrificantes.<\/p>\n

\u2028Utilizar a marcha lenta por longos per\u00edodos tamb\u00e9m \u00e9 considerado um fator cr\u00edtico para a lubrifica\u00e7\u00e3o, que se torna mais eficiente quanto mais alta for a rota\u00e7\u00e3o do motor, ou seja, quando o motorista conseguir desenvolver uma velocidade constante.<\/p>\n

Na pr\u00e1tica, por\u00e9m, nem sempre as concession\u00e1rias exigem que o motorista que roda nessas condi\u00e7\u00f5es mais cr\u00edticas fa\u00e7a a troca de \u00f3leo na metade do prazo previsto, quando o ve\u00edculo ainda est\u00e1 sob garantia. Nessa situa\u00e7\u00e3o, o propriet\u00e1rio pode pedir para que seu caso seja inclu\u00eddo no plano de uso severo.<\/p>\n

O filtro precisa ser substitu\u00eddo a cada troca de \u00f3leo?<\/p>\n

\u201cTrocar \u00f3leo e manter o filtro \u00e9 o mesmo que tomar banho e n\u00e3o trocar de roupa\u201d, diz Riolfi. Apesar de cada ve\u00edculo ter uma especifica\u00e7\u00e3o, a recomenda\u00e7\u00e3o geral \u00e9 a substitui\u00e7\u00e3o de \u00f3leo e filtro juntos, j\u00e1 que o segundo impede a circula\u00e7\u00e3o de impurezas no motor.<\/p>\n

\u201cSe voc\u00ea comparar a manuten\u00e7\u00e3o corretiva com a preventiva, que \u00e9 substituir o filtro de forma correta, a rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio \u00e9 muito maior. N\u00e3o trocar o filtro pode comprometer pe\u00e7as que t\u00eam um custo elevado se comparadas \u00e0 economia de economizar no filtro\u201d, afirma Raul Cavalaro, gerente de vendas de reposi\u00e7\u00e3o da fabricante de filtros Mann.<\/p>\n

O \u00f3leo sint\u00e9tico \u00e9 sempre a melhor op\u00e7\u00e3o para o motor?<\/p>\n

O custo elevado dos \u00f3leos sint\u00e9ticos (em geral com especifica\u00e7\u00e3o 0W, 5W e 10W) muitas vezes afasta o usu\u00e1rio, que acaba escolhendo lubrificantes minerais. Os sint\u00e9ticos, no entanto, s\u00e3o apontados pelos especialistas como melhor op\u00e7\u00e3o, at\u00e9 mesmo num popular, pois trazem benef\u00edcios de longo prazo, como partidas mais r\u00e1pidas, economia de combust\u00edvel, preserva\u00e7\u00e3o do motor de arranque e bateria, redu\u00e7\u00e3o do desgaste e aumento da vida \u00fatil do motor.<\/p>\n

Um aspecto, no entanto, merece maior aten\u00e7\u00e3o: \u201cSe eu usar um \u00f3leo sint\u00e9tico 15W40 no lugar de outro mineral 15W40, n\u00e3o terei qualquer benef\u00edcio associado ao lubrificante sint\u00e9tico, apenas vou gastar mais na troca. O benef\u00edcio s\u00f3 \u00e9 v\u00e1lido no caso de um mineral 15W40 que tenha sido substitu\u00eddo por um sint\u00e9tico 5W40, por exemplo\u201d, diz o especialista Eduardo Polati.<\/p>\n

Vale lembrar ainda que o ganho de desempenho proporcionado por um lubrificante sint\u00e9tico pode n\u00e3o valer a pena num popular, por exemplo, afinal o sint\u00e9tico custa at\u00e9 cinco vezes mais que um mineral, pesando mais no bolso de um propriet\u00e1rio que, teoricamente, possui renda menor.<\/p>\n

Deve-se trocar apenas na quilometragem indicada no manual?<\/p>\n

Em alguns casos, \u00e9 necess\u00e1rio estar atento tamb\u00e9m ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas dist\u00e2ncias. \u201cNo caso da troca do \u00f3leo por tempo e n\u00e3o por quilometragem, normalmente sua contamina\u00e7\u00e3o e oxida\u00e7\u00e3o j\u00e1 est\u00e3o elevados. Quanto mais ele se oxida, mais cresce sua viscosidade, aumentando o consumo de combust\u00edvel, perdendo pot\u00eancia, formando vernizes e aumentando emiss\u00f5es\u201d, afirma Riolfi.<\/p>\n

Em geral, deve-se trocar o \u00f3leo ap\u00f3s um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do propriet\u00e1rio.<\/p>\n

Podemos completar o n\u00edvel com \u00f3leo de outra marca? <\/p>\n

N\u00e3o h\u00e1 problema, desde que eles sejam de mesma especifica\u00e7\u00e3o, mas n\u00e3o vale misturar mineral com sint\u00e9tico. Polati explica que os lubrificantes de mesma especifica\u00e7\u00e3o de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compat\u00edveis.<\/p>\n

\u201cA mistura de lubrificantes de especifica\u00e7\u00f5es diferentes, n\u00e3o importando se em n\u00edveis de desempenho ou viscosidade, vai alterar essas propriedades.Por exemplo: misturar um 5W40, que \u00e9 mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que \u00e9 menos fluido na mesma condi\u00e7\u00e3o, tornar\u00e1 a mistura menos fluida, o que pode significar perda de efici\u00eancia, aumento de consumo de combust\u00edvel e desgaste de motor, motor de partida e bateria\u201d, diz Polati.<\/p>\n

DUPLA AFINADA<\/p>\n

A especifica\u00e7\u00e3o do \u00f3leo \u00e9 definida por dois par\u00e2metros: viscosidade e n\u00edvel de desempenho API. O primeiro determina a fluidez do lubrificante e \u00e9 formado por dois n\u00fameros. Num \u00f3leo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 \u00baC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja,mais espesso ele \u00e9.<\/p>\n

O ideal \u00e9 que o primeiro n\u00famero seja o menor poss\u00edvel (para que tenha fluidez quando estiver frio, oferecendo pouca resist\u00eancia) e o segundo, o maisalto poss\u00edvel (para que seja mais espesso em alta temperatura, protegendo mais o motor).<\/p>\n

O n\u00edvel API indica a formula\u00e7\u00e3o de aditivos usados. Os mais comuns s\u00e3o os SG, SH, SJ, SL e SM, sendo o primeiro o que oferece o menor poder de limpeza e prote\u00e7\u00e3o do motor e o \u00faltimo, o maior poder. Se o motor do seu carro pede um \u00f3leo SH, voc\u00ea pode usar um de n\u00edvel superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ n\u00e3o pode usar um SH.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Apesar de simples, a troca de \u00f3leo pode esconder perigos e armadilhas. Veja as dicas para seu motor durar mais Simples \u00e0 primeira vista, a troca do \u00f3leo \u00e9 muito mais importante para a vida \u00fatil do motor do que muitos imaginam. Uma lubrifica\u00e7\u00e3o deficiente pode causar desde danos mais simples \u2013 como redu\u00e7\u00e3o de […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":242,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/241"}],"collection":[{"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=241"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/241\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/242"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=241"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=241"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/baladacar.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=241"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}